quinta-feira, 30 de junho de 2011

Vamos Falar de Saúde? – Mal de ALZHEIMER

 

Oi Meninas, tudo bem ?

Hoje vou falar um pouco de saúde..

Vamos conhecer o Mal de Alzheimer:

O Alzheimer é uma doença do cérebro, degenerativa; que vai atrofiando o cérebro do doente, é uma doença progressiva. Geralmente se inicia após os 65 anos de idade, ela causa a perda de raciocínio, pensar, memorizar, também afeta a capacidade do doente se expressar com clareza e causa alterações de comportamento.

O Alzheimer ainda não tem suas causas conhecidas.

Há alguns fatores importantes para o desenvolvimento de doença:
Aspectos neuroquímicos: diminuição de substâncias através das quais se transmite o impulso nervoso entre os neurônios, tais como a acetilcolina e noradrenalina.
Aspectos ambientais: exposição/intoxicação por alumínio e manganês.
Aspectos infecciosos: como infecções cerebrais e da medula espinhal.
Pré-disposição genética em algumas famílias, não necessariamente hereditária.

Alguns sintomas :

Esquecimento de coisas corriqueiras

Não lembrar onde deixou objetos;

Esquecimento de números de telefone e datas;

Se perder no caminho para casa entre outros.

O Alzheimer não tem cura, porém se tratada de forma precoce tem seu desenvolvimento adiado, produz melhora da memória recente e torna mais fácil a compreensão da doença e o convívio com o doente.

Na fase inicial a pessoa mostra-se um pouco confusa e esquecida, em certos momentos parece não encontrar as palavras certas para se comunicar, as vezes aparenta descuidos com a aparência pessoal, perda de iniciativa e autonomia para fazer atividades do dia-a-dia.

Na fase intermediaria precisa de ajuda para fazer as tarefas diárias e em determinados momentos não reconhece seus familiares. Pode também apresentar incontinência urinaria e fecal. Torna-se incapaz de julgar e o pensamento começa a ficar abstrato. Precisa de auxilio para fazer tarefas como tomar banho; comer, tomar as medicações e todas as demais atividades de higiene.

Na fase final nota-se a perda de peso mesmo com uma alimentação adequada, fica totalmente dependente de terceiros, torna-se incapaz de fazer qualquer atividade corriqueira e fica bastante restrito ao leito com perda total de concentração e julgamento. Pode apresentar também infecções bacterianas e problemas renais. Na maioria das vezes, a causa da morte não tem relação com a doença e sim com fatores relacionados à idade avançada.

O tratamento destina-se controlar os sintomas e proteger a pessoa dos efeitos produzidos pela deterioração trazida pela sua condição

A doença de Alzheimer não afeta apenas o paciente, mas também as pessoas que lhe são próximas. Pois a doença trás grandes sobrecargas em termos emocionais, físicos e financeiros.

Podemos ver aqui neste site : Associação Brasileira de Alzheimer  que é destinado à dar maiores informações sobre a doença e como o “cuidador” do doente de Alzheimer pode fazer melhorar muito a convivência . É um site bem completo e que auxilia bastante.

Um Beijo

Pathy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário