quarta-feira, 6 de junho de 2012

Os Shampoos e seus componentes!!!

 

Oi Amores, tudo bem ?

Eu fiquei meio sumida essa semana, mas a “dona” NET tem haver com o sumiço, nossa… dia sim dia não estou ficando sem internet…ninguém merece.

Mas hoje vou falar um pouquinho sobre shampoos.

foto: divulgação

Na hora da compra saber ou conseguir escolher o shampoo certo para nossos cabelos, muitas vezes é uma coisa bem difícil, hoje em dia há tantos tipos que nos deixam loucas….

Entre as opções estão shampoo para cabelo seco, oleoso ou normal, até as mais complexas, como para fios alisados por escova progressiva, loiros ou tingido e com luzes. Que fica difícil saber o que a gente deve comprar.

Para começar certo, o ideal é saber o que o nosso amado cabelinho está precisando.

O Detergente no shampoo: Vem  no rótulo com os nomes lauril sulfato de sódio, lauril sulfato de amônio, lauril éter sulfato de sódio e lauril eter sulfato de amônio, produz uma espuma que agrada sensorialmente e ajuda a remover a gordura tanto dos fios quanto do couro cabeludo, uma das grandes evoluções da indústria da beleza nos últimos anos foi criar o xampu sulfate free, ou seja, sem sulfato, ou substituí-lo por detergentes mais suaves.

O PH: Indica o grau de acidez (quando o pH é menor que 7) ou de alcalinidade (maior que 7) do xampu. “Como a camada de água e gordura que protege o couro cabeludo tem pH levemente ácido, entre 4,2 e 5,8, o produto deve ter um pH próximo desses valores, para não agredir a pele do couro cabeludo, ou um pouco mais baixo, na faixa de 4,0 a 4,5, para ajudar a fechar as cutículas dos fios, realçando o brilho deles.

Filtro Solar: Cria uma película ao redor do fio que bloqueia a ação da radiação ultravioleta, que rouba o brilho, a água e os pigmentos que dão cor ao cabelo, deixando-o manchando. Na prática, os ruivos ficam alaranjados, os castanhos avermelhados e os loiros, amarelados.

O Sal: Geralmente descrito como lauril sulfato de sódio, o sal tem a função de aumentar a viscosidade do xampu e, com isso, dar a sensação de que o cosmético é mais concentrado e benéfico. “Vale lembrar que o ativo não é tão vilão quanto pintam por aí. Pelo contrário, já que trata-se de um ingrediente natural e hidratante, pois atrai água para dentro do fio”, há a crença de que o efeito do sal do xampu tem o mesmo efeito de embaraçar, ressecar e endurecer o fio que a água do mar, mas isso não acontece, pois a sanilidade na praia gira em torno de 38% enquanto a do xampu é de mais ou menos 0,5%.

O Silicone: Forma uma película ao redor do fio, evitando o atrito entre eles bem como o aparecimento de frizz. Também dá brilho e deixa o toque macio.

Ácido salicílico: Elimina as células mortas do couro cabeludo, favorecendo a atuação de outros ativos.

 

Veja alguns componentes que valem a pena e suas indicações:
Aloe vera: Extraído da babosa, não só hidrata, como fortalece e amacia o fio


Ceramida: É um dos hidratantes mais potentes do mercado, tanto que é bastante usado para fechar as cutículas dos fios, deixando-os menos suscetível aos efeitos nocivos dos agentes externos e da química capilar


Colágeno: Como absorve água, prolonga a hidratação.


Extrato de alfazema: Alivia a coceira causada pela caspa e limpa profundamente o couro cabeludo.

Glicerina: É um dos hidratantes mais tradicionais.


Jaborandi: Por ser adstringente, combate a oleosidade excessiva.


Lanolina: Obtida da lã do carneiro, tem ação umectante e deixa o fio mais elástico e resistente à quebra.


Manteiga de karité: Figurinha fácil em produtos para cabelo crespo e quimicamente danificado, reestrutura o fio reduzindo não só o ressecamento, mas também os arrepiados.


Octopirox:Purifica o couro cabeludo e previne o reaparecimento da caspa.


Óleo de melaleuca: Atua como bactericida, fungicida e anti-inflamatório, um trio de cuidados que ajuda a manutenção a saúde e o controle da oleosidade do couro cabeludo sem prejudicar a hidratação do fio.


Óleos essenciais: Obtido de flores ou frutas, balanceiam a oleosidade e hidratam as pontas, além de proteger a cor natural ou artificial do cabelo.


Óleos vegetais: Oliva, abacate, amêndoas, manga e uva estão entre os mais usados e que têm ação emoliente, ou seja, que deixa o cabelo leve, solto, macio e brilhante.


Pantenol: Aumenta a hidratação e o brilho e ainda ajuda a prevenir a queda.


Piritionato de zinco: Tem ação anti-inflamatória e combate a irritação causada pela caspa.


Proteína: Obtida do leite, da aveia, da seda ou do trigo, auxilia a recuperação da fibra capilar e, por isso, é indicada para cabelos danificados por agentes externos, como sol, cloro da piscina e poluição, ou devido ao uso de química capilar, como coloração e alisamento.


Queratina: "Esse tipo de proteína consegue penetrar na fibra capilar e reconstruir falhas internas e externas, desde a causada por química capilar mal feita até a provocada pelo uso exagerado de elástico", diz a engenheira química Camila Cerdeira.


Tutano de boi: Ótima fonte de vitaminas e proteínas, deixa o fio mais resistente à coloração e ao alisamento.


Vitaminas: São várias as usadas. As do complexo B, por exemplo, favorecem o metabolismo do couro cabeludo reduzindo a caspa; enquanto a A e a E deixam os fios mais fortes e resistentes; e a C evita que os coloridos desbotem e percam o brilho.


Zinco: É bastante usado em xampu para cabelo oleoso, já que ajuda a eliminar a oleosidade excessiva da raiz sem ressecar as pontas.

Fonte:  Uol

6 comentários:

  1. Amiga, post super esclarecedor. Adorei!

    http://belezapuraonline.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. oie Amiga, tudo bem ?

    a gente tem sempre alguma dificuldade em saber o que comprar, e sempre é bom ter algum parâmetro né?
    Beijos
    Pathy

    ResponderExcluir
  3. É verdade Pathy, o sal, o sulfato não são tão vilões, eles servem para tirar aqueles ativos que "impregnam" nos fios, por isso quase todos tem!

    A ceramidas é a melhor nutrição que um fio pode querer!
    É power da efeito e realmente sela tudo!

    Sabe que o colágeno é um ótimo reconstrutor? E quando usado muito deixa até o cabelo duro igual a queratina, experiência própria viu amiga! rsrs

    ótimo post!

    Beijos
    Lucy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Lú...
      é menina.. se a gente for só pelo que ouvimos acabamos ficando sem saber o que fazer, tem que ver a fundo o que cada componente faz para poder decidir o que temos que comprar.
      Eu corri e comprei um creminho sem enxague a base de ceramidas, ainda mais por que vou colorir em breve e tenho que cuidar direitinho do cabelo.
      Sobre o colágeno eu não sabia não que ele é reconstrutor, caramba né agir como a queratina deixando duro ninguém merece...
      Beijos
      Pathy

      Excluir
  4. Oii

    nossa que post super completo
    adoreiiii...


    bjinhoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Sara, tudo bem ?

      que bom que gostou do post...;)
      Beijos

      Excluir